BRIGADA ECOLÓGICA DE AMERICANA

Projeto de Proteção Ambiental, dentro da Bacia do Rio Piracicaba, no município de Americana SP, focado nas diversas ações contra os incêndios e ou queimadas nas áreas de Proteção Ambiental, as APPs e APAs. Trabalharemos tanto na ação direta de combate à queimada ambiental, quanto em ações políticas e de Educação Ambiental que visem a Proteção do Sistema Hídrico da Bacia do Rio Piracicaba. Projeto “modelo” de cunho sócio-ambiental de ação voluntária.

10.05.2006

Ações Institucionais



1) Evento de inauguração com a presença de todos os envolvidos no projeto, autoridades, estudantes, com divulgação na mídia regional.

2) Apresentação do projeto na Câmara Municipal, com divulgação na mídia.

3) Festa Junina da BREA, evento para arrecadação de fundos, conscientização da população, exposição do projeto, confraternização do Brigadistas e apresentação do(s) Patrocinador(es) e Apoiadores. Mídia espontânea e incentivada.

4) Participação no desfile de Sete de Setembro com banners dos Parceiros material de apoio, divulgação na mídia.

5) Primeiro Encontro Nacional de Brigadistas Ambientais de Americana – Workshop três dias, com Exposição de equipamentos e Brigadas.

6) Lançamento do Documentário – Um dia na vida do Brigadista Voluntário.

7) Semana do Meio Ambiente de Americana – Além da participação no evento oficial do Município, desenvolveremos cinco dias seguidos de atividades, na sede do BREA, de atividades.
8) Evento de encerramento do ciclo: Prestação de contas e informe de continuidade, com a presença dos Parceiros, autoridade, todos os Brigadistas, entrega da graduação dos mesmos. Evento aberto para toda comunidade, com a presença da mídia regional.

Sabemos das enormes dificuldades inerentes na realização deste projeto. Não estamos propondo a confecção de um bolo. Ainda não foram criadas regras e fórmulas específicas para o enfrentamento desta questão, tão pouco massa crítica suficiente para uma sensibilização consciente de nossa sociedade em relação a este problema, que afeta diretamente a Saúde Pública deste país.