BRIGADA ECOLÓGICA DE AMERICANA

Projeto de Proteção Ambiental, dentro da Bacia do Rio Piracicaba, no município de Americana SP, focado nas diversas ações contra os incêndios e ou queimadas nas áreas de Proteção Ambiental, as APPs e APAs. Trabalharemos tanto na ação direta de combate à queimada ambiental, quanto em ações políticas e de Educação Ambiental que visem a Proteção do Sistema Hídrico da Bacia do Rio Piracicaba. Projeto “modelo” de cunho sócio-ambiental de ação voluntária.

10.05.2006

PLANO DE DIVULGAÇÃO E
COMUNICAÇÃO DO PROJETO:

A comunicação é tratada em nosso projeto de forma profissional, a área é vital para o sucesso da BREA. A GRIM - Gerência de Relações Institucionais e Marketing terá a responsabilidade de desenvolver três planos estratégicos de comunicação distintos:

I – Institucional
Apresentar o projeto para a Sociedade Civil, Patrocinador(es) e Parceiros. Zelar pela valorização da BREA. Criar os elementos que vincule a marca aos valores de Proteção, Defesa, Solidariedade, Credibilidade e Segurança.

II – CPA Comunicação de Planejamento Aplicado
Será desenvolvida em sinergia com a GPTA. O Mapeamento e codificação da área de abrangência é um dos exemplos deste trabalho, alguns outros são: Padronização da comunicação interna, criação de peças de comunicação estratégica (adesivos, imãs de geladeira, placas de rua, banners, folders, etc.), para a divulgação do DISQUE BREA, cartilhas de Educação Ambiental, material didático para a formação dos Brigadistas, placas de informações diversas (áreas de risco, APPs, etc.).

III – Marketing
Usando as modernas práticas da comunicação, este plano estratégico, traçará as linhas de ação para a exposição do projeto e da(s) marca(s) do(s) seu(s) Patrocinado(es) e Parceiros. Os critérios técnicos de cada marca serão respeitados e maximizados. Toda ação que envolva as marcas do(s) Patrocinador(es) e Parceiros será preferencialmente pré-aprovadas pelos respectivos departamentos de marketing. A criação da marca “BREA” faz parte desta tarefa. No formato de “press release”, os boletins de ocorrência serão encaminhados a todos os veículos de comunicação e secretarias municipais da Região Metropolitana de Campinas, além das publicações que tratam do assunto a nível nacional, com as respectivas fotos e a assinatura dos participantes do projeto.

Relacionamento Institucional:
- Patrocinador(es) Empresa(s), Fundação(ôes), Consórcios, Autarquia, Prefeituras, Universidades que queiram, de forma incentivada ou não, garantir o financiamento básico do projeto.
- Apoiador Benemérito Qualquer entidade que venha contribuir de forma vital para a realização do projeto. Exemplo: Prefeitura Municipal de Americana, doadora (concessão por tempo definido) do espaço físico da base.
- Apoiadores Todas as entidades juridicamente constituídas que colaborarem de alguma forma com o sucesso do projeto, de forma global ou pontual.
- Sócio Todo cidadão que, de forma incentivada ou não, contribuir financeiramente para a realização de projeto.