BRIGADA ECOLÓGICA DE AMERICANA

Projeto de Proteção Ambiental, dentro da Bacia do Rio Piracicaba, no município de Americana SP, focado nas diversas ações contra os incêndios e ou queimadas nas áreas de Proteção Ambiental, as APPs e APAs. Trabalharemos tanto na ação direta de combate à queimada ambiental, quanto em ações políticas e de Educação Ambiental que visem a Proteção do Sistema Hídrico da Bacia do Rio Piracicaba. Projeto “modelo” de cunho sócio-ambiental de ação voluntária.

10.05.2006

BASE TÉCNICA DO PROJETO


A metodologia operacional deste projeto seguirá as mais modernas técnicas de gerenciamento, tanto de administração quanto de operação logística. A operação estratégica do projeto fluirá através de quatro setores distintos:

- GE - Gerência Executiva – Responsável pelo andamento global, coordena todas as ações estratégicas do projeto, apresenta as prestações de conta, preside a Assembléia do Conselho Consultivo e representa a BREA perante a Sociedade Civil e as Autoridades Constituídas.

- GRIM - Gerência de Relações Institucionais e Marketing – Responsável pela área de comunicação institucional e financiamento, esta gerência será o elo de sustentabilidade do projeto.
Será a coordenadora das relações com profissionais e agencias de marketing, veículos de comunicação e a sociedade civil. Também será responsabilidade desta gerência o cuidado com a marca institucional de todos os nossos parceiros. É daqui que sairão as estratégias de otimização de exposição de mídia da BREA, assim como de seu(s) patrocinador(es) e parceiros. Além de trabalhar com todos os veículos de mídia disponíveis, a GRIM é responsável também pela estratégia de captação de recursos financiamentos.

- GAC – Gerência Administrativa e Contábil – Utilizando as mais adequadas metodologias, esta gerência será responsável pelo planejamento contábil e administrativo do projeto. É o elo da BREA com a transparência, a responsabilidade das prestações de contas, a clareza das relações contábeis e com o(s) Patrocinador(es). Além da auditoria constante da Secretaria Executiva do GRUDE, internamente a GAC fará prestações de contas periódicas para o Conselho Consultivo da BREA. Externamente fará as prestações de contas para os órgãos responsáveis, para os patrocinadores e parceiros e estará sujeita as auditorias do TCU.

- GPTA – Gerência de Planejamento Técnico Aplicado – Responsável pela metodologia de ação direta “o combate ao fogo”. São alguns exemplos desta Gerência, as diretrizes científicas para a formação do acervo de equipamentos de campo, ferramentas de combate, equipamentos pessoais de proteção, materiais de primeiros socorros e transporte tático. Além das diretrizes técnicas a GPTA será a coordenadora das ações diretas, da capacitação dos Brigadistas, das ações de Educação Ambiental, da Manutenção da Estrutura Física do Projeto e das relações técnicas com o(s) Patrocinador(es) e Parceiros.